Planejamento e Preparação
Desde o início dos preparativos o que mais se fez foi ler e acompanhar blogs, assitir videos de projetos semelhantes no youtube, pesquisar sites na internet e ler livros de quem já se propôs a algo semelhante. Logicamente que cada um tem seu traçado de percurso, mas a importância em se conhecer outras aventuras é tremenda, principalemente quando se trata de aumentar a segurança da viagem.
Em se tratando de planejamento, uma das coisas que mais fizemos ao longo desse tempo foi utilizar muito a plataforma Google maps. Foi e continua sendo a base de tudo. Além dela, investimos também em alguns guias e mapas. Dos guias que pesquisamos aquele que melhor nos adaptamos foi o da Lonely Planet. Na verdade viramos fãs dele. É uma publicação bem completa no que diz respeito a informação, não é o preferido para quem quer um guia visual, com muitas fotos, mas sim um com ótimas dicas de alimentação, locais para conhecer, perigos que se pode encontrar, valores de acessos a parques, enfim, um sem número de informações valiosas que são encontradas nele; uma maravilha. No que diz respeito a mapas físicos, eu gostei muito dos Michelin. É uma excelente série de mapas com informações bem completas das estradas e com dicas de pontos de interesse também.
Além destas fontes, costumo checar por fotos dos locais de interesse que poderíamos estar visitando, e para isso, gasto um tempo no Flickr. Acho um local bem agradável para ver fotos na internet. Busco a cidade e pesquiso por fotos dos locais.
Outra ajuda fundamental e que foi descoberto nessas leituras ao longo do processo de planejamento foi o aplicativo IOverlander. Simplesmente sensacional. Será uma ajuda valiozíssima durante a viagem. Ele tem informações bem atualizadas pelos overlanders que estão por aí nesse mundo afora. Trata-se de uma plataforma colaborativa onde os viajantes vão inserido as informações e qualificando-as. De campings a hotéis, de oficinas a postos de abastecimento de gás, enfim, todo tipo de informação de interesse do viajante.
Por fim, o que levo como mais importante para essa viagem é que apesar do tempo que passamos no planejamento, não seremos escravos dele, serve como guia, mas não estaremos engessados no que foi traçado.